IMUNIDADE E SONO: Aliados para a Vida

A imunidade está totalmente relacionada a uma boa noite de sono. Além de outros fatores tão importantes para a saúde, a privação de sono afeta significativamente o restabelecimento da energia vital. 

O sono é dividido em 2 principais estágios, o REM (Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos Olhos) e o não-REM.  O sono não-REM é subdividido em 4 fases: fases 1 e 2, e fases 3 e 4 (estas últimas, são conhecidos como sono Delta).  

Estes ciclos seguem uma sequência predominantemente do sono delta durante a primeira metade da noite e eventos mais prolongados e frequentes de sono REM durante o último terço da noite. 

Durante esse processo, hormônios essenciais para o equilíbrio da saúde são liberados, como o hormônio do crescimento (GH) em um processo natural.  

Quando ocorre uma privação do sono prolongada, independente do motivo, o nosso organismo fica mais suscetível a infecções e condições inflamatórias, e assim, o sono e a imunidade ficam comprometidos. 

Transtornos do sono nos quais a privação do sono é a característica principal, como a insônia e a apnéia, resultam em alterações importantes no sistema imunológico, além de outras doenças que se aproveitam do organismo nesse período. 

Visto isso, a regulação do sono é mediado por neurotransmissores e hormônios que trabalham em harmonia para garantir que esse processo fundamental não seja gravemente perturbado por fatores ambientais. Portanto, um sistema imunológico bem preservado é essencial para a sobrevivência.  

Cuide de sua saúde e descanse bem à noite.  Sua imunidade agradece!! 

Referência 

PALMA, B. D. et al. Repercussões imunológicas dos distúrbios do sono: o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como fator modulador. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP), Brasil. Rev Bras Psiquiatr. 2007. Disponível em:  https://www.scielo.br/pdf/rbp/v29s1/a07v20s1.pdf Acesso em: 18.06.2020 

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 98183-3047
Fax: (14) 3227-2988
Website: https://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br