O impacto da Qualidade do Sono na Produtividade

Você sabia que a qualidade do sono é um poderoso aliado para a produtividade?

Pois é, o cérebro consome 20% da Taxa Metabólica de Repouso do corpo – ou seja, se passar o dia deitado ou em repouso – um grande percentual vai para a massa cinzenta. 

É por esse motivo que quando trabalhamos em uma tarefa ou raciocínio complicado, sentimos um cansaço físico.  

O sono é uma função biológica essencial na consolidação da memória, na visão, conservação e restauração da energia, além de atuar na regeneração do metabolismo energético cerebral. Devido a essas funções tão importantes, algumas perturbações do sono podem causar alterações significativas no funcionamento físico, cognitivo, ocupacional e social do indivíduo, além de comprometer substancialmente a qualidade de vida. 

Segundo Müller e Guimarães (2007), no Estados Unidos cerca de 70 milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbio de sono, com prevalência na população adulta estimada em 15% a 27%. No Brasil, a estimativa de transtornos de sono na população é de aproximadamente dez a vinte milhões de pessoas, considerando entre os distúrbios mais frequentes a insônia e a síndrome da apneia obstrutiva do sono. 

Na maioria dos casos diagnosticados nota-se frequentemente o ronco, a sonolência diurna, além de sobrepeso corporal e/ou comorbidades associadas. 

Muitas vezes situações como esta trazem consequências negativas para a nossa rotina, tirando o foco das prioridades, e possivelmente prejudicando a eficiência no trabalho, no planejamento e organização das tarefas diárias.  

Atualmente existem diversos tratamentos para reduzir e auxiliar os sintomas associados à privação do sono, é muito importante a procura de uma equipe médica multidisciplinar nestes casos. 

Em conjunto com o diagnóstico médico, as TERAPIAS ALTERNATIVAS também são poderosos coadjuvantes em vários aspectos, auxiliando assim na QUALIDADE DO SONO pois é um fator determinante para a saúde física, psíquica e social, elementos fundamentais para uma boa produtividade. 

E você sabia que é durante a fase REM do sono que fixamos o que aprendemos durante o dia?  

Pois é, durma para render mais durante o dia. Uma boa noite de sono associada à um estilo de vida saudável, são essenciais para a recuperação e manutenção da saúde… E ainda manter a produtividade sempre em dia! 

Bons sonhos! 

Referências 

BARBOSA, Christian. Como produzir mais e melhor. Produtividades e gestão do tempo. Workshop Administradores.com. Disponível em: https://administradores.com.br/video-aula/gest%C3%A3o-do-tempo-produzindo-mais-e-melhor . Acesso em: 10 Jun. 2020 

MÜLLER, M. R., GUIMARÃES, S. S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n4/v24n4a11.pdf . Acesso em: 1 Jun. 2020 

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 98183-3047
Fax: (14) 3227-2988
Website: https://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br