A importância do Sono na Aprendizagem

O sono tem papel fundamental no processo de aprendizagem de todo o ser humano. Desde os primeiros anos de vida da criança, é vital a higiene do sono para um equilíbrio no desenvolvimento saudável. 

Passamos um terço de nossa vida dormindo, é um evento natural e fundamental para o corpo.  

O sono interfere no humor, na atenção, na memória, nos registros sensoriais, no raciocínio e em geral nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. A quantidade e a qualidade do sono se alteram com a idade, e se há distúrbios nesse processo, necessitam ser reconhecidos para permitir o atendimento preventivo e/ou o tratamento precoce desse desequilíbrio. 

Os distúrbios do sono são comuns na infância, e podem variar de acordo com a idade. Se apresentam de diversas formas, como despertares noturnos, terror noturno na idade escolar, pesadelos e também como insônia e sonambulismo no adolescente, além de outras manifestações como bruxismo (distúrbio de movimento rítmico e repetitivo dos músculos de mastigação durante o sono), sonilóquio (falar dormindo), sonambulismo, epilepsia ou enurese noturna (incontinência urinária noturna). 

Quando ocorrem, tais desequilíbrios interferem significativamente nas atividades diárias, influenciando na capacidade de apredizagem e predispondo a um baixo rendimento escolar, devido ao sono fragmentado prejudicar o descanso físico e cerebral necessário.  

A criança possui uma capacidade incrível de absorção de informações e aprendizagem rápida. Portanto, é essencial cuidar do sono desde o início da vida, na fase complexa de modelagem e adaptação que transformam cada indivíduo, com suas possibilidades ilimitadas, combinando experiências com as características próprias. 

Valle, Ribeiro do Valle e Reimão (2009), citam que “os conteúdos dos sonhos, que escapam à crítica e à capacidade reflexiva, são representações das experiências vividas e se manifestam nos eventos oníricos, ilusões, alucinações e inspirações artísticas. Assim, o sono não é um período passivo, desnecessário. É o momento em que há uma elaboração inconsciente da personalidade, por meio dos estímulos subliminares e todos os outros que a mente consciente não controla nessa fase.” 

Visto isso, a qualidade de vida na está completamente relacionada a boas noites de sono.  

Cuide da higiene do sono dos seus pequenos amores, para continuarem a experimentar o melhor que a vida lhes oferece. 

Bons sonhos! 

Referência 

VALLE, L. E. L. R., RIBEIRO DO VALLE, E. L., REIMÃO, R. Sono e aprendizagem. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000200013 Acesso em: 25Jun. 2020  

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 98183-3047
Fax: (14) 3227-2988
Website: https://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br