‘Soneca’ causa mais cansaço

Fonte: Blog da Saúde / O Dia

Adeptos do botão ‘soneca’ do despertador têm motivos de sobra para repensar a rotina. Segundo especialistas do Centro de Soluções do Sono, nos Estados Unidos, esta função é capaz de abalar o humor e a produtividade durante o dia, além de prejudicar a saúde a longo prazo. Além disso, os minutos extras de cochilo não garantem a esperada energia adicional.

Ser despertado por alarmes é considerado um risco ao organismo humano, que tem seu próprio tempo para restabelecer-se do dia anterior, esclarecem especialistas. Optar pela ‘soneca’ agrava o problema. “O cérebro sabe que o despertador vai tocar de novo, então o sono será muito superficial para fazer diferença”, explica a neurologista Andréa Bacelar, vice-presidente da Sociedade Brasileira do Sono.

Coração e mente em risco

O descanso ‘ilusório’ leva a problemas durante o dia, como mau humor, dores e taquicardia, atrapalhando a produtividade e abalando o equilíbrio emocional. “Existe um mal-estar por não conseguir lidar com os horários, além de a soneca poder causar atrasos e aumentar a irritabilidade”, destaca a psicoterapeuta Tereza Erthal. A longo prazo, a rotina de sono fragmentado ainda pode elevar os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e depressão.

Para a neurologista, a solução é renovar hábitos e manter a disciplina. “É importante dormir mais cedo para acordar naturalmente: antes ou junto com o despertador”, recomenda Andréa. Outra dica é evitar aqueles dez minutos renováveis por mais dez várias vezes. Seria melhor, por exemplo, dormir meia hora a mais, sem intervalos.

Estimule novos hábitos

APENAS ACORDE
O cansaço vai ser o mesmo levantando no primeiro, segundo ou terceiro alarme.

‘PROLONGUE’ A NOITE
Em vez de várias pequenas ‘sonecas’, desative esta função do relógio. Some o tempo total que as ‘sonecas’ levariam e acerte o despertador para tocar só uma vez.

PEÇA AJUDA
Outra solução seria acionar mais alarmes, todos para o mesmo horário. Ou pedir para alguém ajudá-lo a acordar.

AGENDA PRÉVIA
Organize de véspera os primeiros minutos do dia para, ao acordar, pensar menos no que fazer.

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 3227-1131
Fax: (14) 3227-2988
Website: http://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br