Ronco infantil, o que fazer?

O seu filho ronca? Ele pode apresentar outros sinais de distúrbios do sono como: longas pausas na respiração, mexer-se ou virar-se muito na cama, respiração bucal frequente durante o sono, sudorese noturna. Todos estes, e especialmente o ronco, são possíveis sinais de apnéia do sono, que é mais comum entre as crianças do que é geralmente reconhecido. Estima-se que 1 a 4 por cento das crianças sofrem de apnéia do sono, muitas delas na idade entre 2 e 8 anos de idade.

Além disso, existem evidências de que estes distúrbios do sono quando não tratados, podem significar um pesado fardo para os pequenos. Estudos têm sugerido que cerca de 25 por cento das crianças com diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) podem realmente ter os sintomas da apnéia obstrutiva do sono e que grande parte da sua dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento pode ser conseqüência da fragmentação do sono crônica. Xixi na cama, sonambulismo, crescimento retardado, outros problemas hormonais e metabólicos, mesmo déficit de crescimento podem estar relacionados à apnéia do sono. Alguns pesquisadores têm traçado um impacto específico dos distúrbios respiratórios do sono em “funções executivas” do cérebro: flexibilidade cognitiva, auto-monitorização, planejamento, organização e auto-regulação do afeto e excitação.

Vários estudos recentes mostram uma forte associação entre distúrbios do sono pediátricos e a obesidade infantil. Judith Owens, MD, diretora de medicina do sono no National Children’s Medical Center em Washington, DC, e diretora do conselho da ASAA(Associação Americana da Apnéia do Sono) , acredita que o sono adequado é tão importante quanto a dieta adequada e exercício físicos regulares na prevenção da obesidade infantil.

A quem devo recorrer para avaliar e tratar meu filho?

É importante procurar um médico especializado em medicina do sono para que seja feito o diagnóstico detalhado e indicado o melhor tratamento para seu filho.

Fonte : American Sleep Apnea Association / Blog do sono

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 98183-3047
Fax: (14) 3227-2988
Website: https://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br