O impacto do colchão ortopédico na saúde da coluna vertebral

Na hora de dormir, o que mais procuramos em um colchão é conforto e relaxamento para o nosso corpo, correto?!

Muitas vezes ao buscar por um colchão não percebemos o quanto é importante a saúde óssea do nosso corpo. Acomodar corretamente a coluna vertebral é essencial para o equilíbrio da saúde. 

O colchão ortopédico passou por um processo de evolução ao longo dos anos. Não é mais um produto de dureza extrema, que não conseguimos relaxar. Um colchão ideal é aquele que associa o conforto a um encaixe correto da coluna, garantindo uma perfeita distribuição corporal nele. A densidade progressiva tem um papel relevante na estrutura do colchão ortopédico, pois auxilia nessa distribuição de peso corretamente.  

Quando ocorrem defeitos no alinhamento da coluna vertebral, toda a mobilidade corporal é comprometida. Na maioria das vezes nem percebemos esse processo, só sentimos desconforto e dores associadas. Isso ocorre por causa da compressão indevida nas articulações, podendo resultar em um desgaste na superfície articular e pressão nas bases de apoio. 

Alinhamento correto da coluna

A densidade do colchão afeta significativamente a durabilidade da espuma, em relação a perda de altura e mudança da firmeza. Estudos realizados atualmente servem de parâmetro ao demonstrarem que colchões de maior densidade distribuem melhor as pressões, pois indiscutivelmente deformam menos, sendo possível assim aumentar a chance de manter um alinhamento correto da coluna por mais tempo. 

Segundo Biagini, et al (2007), existem diferenças estatisticamente significantes da curvatura da coluna vertebral no uso do colchão ortopédico, quando comparado a colchões populares, enfatizando a importância de cuidado da saúde postural.  

A obtenção de um colchão adequado, com atenção à densidade e ao biotipo de cada pessoa, seguramente, previne futuras complicações da coluna vertebral e uma melhor qualidade de vida. Consulte sempre especialistas na área.  

Cuide da sua saúde, pois é um bem muito precioso! 

Referência 

BIAGINI et al, Alterações posturais induzidas por colchões de diferentes densidades. Fisioterapia Brasil, 2007. Disponível em: http://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1757 

Últimas Postagens

Contato

Rua Rio Grande do Norte, 01-38 - VL. Cardia Bauru, SP
Fone:(14) 98183-3047
Fax: (14) 3227-2988
Website: https://kenkoline.com.br
Email: atendimento@kenkoline.com.br